Vai algumas prediletas nossa:
Galinha Choca=
Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, a criança fica com uma bola de papel nas mãos, um lenço, uma pedra ou outro objeto qualquer simbolizando o "ovo". A criança por fora da roda diz: "A galinha chocou". As crianças da roda respondem: "Não podemos dizer nem para vovó, nem para o vovô."As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o "ovo" na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto acontecer, criança deverá perceber, pegar o "ovo" e correr atrás da criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar, caso este consiga pegar o colega que colocou o "ovo", este irá para o meio da roda, caso contrário o antigo dono do "ovo" sentará no lugar daquele que estava sentado.
Batata quente=
As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: "batata quente, quente, quente, …, queimou!", em quem a bola parar no queimou é eliminado.
Cinco Marias=
O jogo é enganosamente simples: joga-se as "marias" para cima, deixando-as onde caírem. A seguir, pega-se uma delas, lança-se para o alto e apanha-se outra, apanhando-se a que foi lançada ao alto também. Há variações e "fases".
momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.
3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.
4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.
6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta seqüência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3x4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.
Espero que gostem! Com carinho: Fernanda.
Adorava brincar das 3.Adorei sua iniciativa de trazer a tona essas deliciosas brincadeiras.Abraço:Tânia.
ResponderExcluirTemos Tânia, que levantar bandeira branca pras brincadeiras que nos dão energia, testa o fôlego,testa o pé no chão,o suor...beijo e obrigada pelo comentário.Bj.
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