Novo e-mail para contato: artvivafernanda@hotmail.com

domingo, 24 de junho de 2012

La Provence


A postura de voltar no tempo é totalmente justificada! Era bom, puro...digno dos valores que foram deixados. Estofados florais, lustres cristalizados em arte, paredes retocadas em madeiras, fogões a lenha em prosas, aniversários sem balões e todos os preparos feitos em casa,lógico que essa parte agente pula, simplesmente a vida corrida não nos dá esse prazer mais,tudo bem!
O estilo antigo está em voga,talvez pela vontade de voltarmos à sensibilidade nata de um gosto puro e ar mais sadio, ingênuo.Corre corre também deve ter existido, mas sem essa culpa de adquirir tantas futilezas!

Provence, região sul da França,que confere lindas e extensas plantações de lavanda com belíssimas e perfumadas paisagens que,hoje marcam o estilo de volta! Com essa paisagem e cultura dos séculos XVI e XVII onde luxuosos móveis da realeza se despunham em salões dignos de magestade;sem condições de tal densidade, a população buscou dentro de suas condições financeiras da época, replificar o estilo criando uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
…os ambientes tem uma mistura mais rústicos do que românticos e as cores sóbrias com pitadas de criações individuais formam ambientes lindos, clássicos, casuais e, irretocáveis! Leve lavanda pra sua casa!


Dica de cores: Azul lavanda e rosa chá. Rosa pérola e marfim. amarelo e chá. Verde , chá e amêndoa!...

2 comentários:

  1. Quero um desses!Lindos,irresistíveis.

    ResponderExcluir
  2. Fica até difícil saber qual o mais bonito, né Geórgia?...abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir